quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

JUNTO AO SEU VICE E AOS ONZE VEREADORES ELEITOS


NETO BARROS DIPLOMADO


Salão do Tribunal do Júri lotado na diplomação de Neto, Eloy e vereadores eleitos.
Foi bastante concorrida a diplomação do prefeito eleito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), e dos onze vereadores escolhidos pelos eleitores para ocuparem a Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2013, ontem, dia 5, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da cidade. Em seu discurso, Neto destacou que vai governar “para todos, os que votaram e os que não votaram com a gente”. Em tom conciliador, o novo prefeito convocou os guanduenses a se unirem a ele em torno dos muitos desafios que deverá encontrar a partir de janeiro do ano que vem no comando da administração municipal. Conclamou, também, que os guanduenses mudem a maneira de fazer política, “até aqui, carregada de ódio e de ressentimentos”. Com o salão lotado, ao final, Neto Barros e seu vice Eloy Avelino foram cumprimentados por cada um dos presentes à solenidade, num clima de muita alegria e cordialidade.

Neto e seu vice, Eloy. Ao lado, Cenira da Silva, presidente do PDT local, educadora, que deverá ser a próxima secretária de Educação da  primeira administração comunista do Espírito Santo.

Neto com o velho comunista Elio Ramirez, historiador, um dos reformuladores do PCdoB no Estado, em 1961.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENTREVISTA ESPECIAL


NETO BARROS
Foto: arquivo pessoal

PREFEITO ELEITO FALA COM EXCLUSIVIDADE AO O GUANDUENSE.

"Dialogamos com as comunidades para atendê-las 
a contento. Assim iremos transformar Baixo 
Guandu num lugar digno de se viver."

Por Guilherme Augusto Zacharias

O advogado José de Barros Neto (PCdoB), no dia seguinte às apurações da eleição que o colocou como o próximo prefeito de Baixo Guandu com mais de onze mil votos, já percorria as ruas da cidade, fazendo o que mais gosta: ouvindo a população, acolhendo sugestões e dialogando com os guanduenses ansiosos por uma nova Era para o Município. Nesta entrevista exclusiva ao O Guanduense, a primeira depois de eleito, Neto Barros revela algumas de suas preocupações com "o que vem pela frente", referindo-se à herança que receberá da atual administração municipal. Por outro lado, reafirma seu compromisso de governar com toda a população, ouvindo a comunidade, adiantando em primeira mão a criação da Ouvidoria Municipal na facilitação do contato com os guanduenses no que se refere às demandas coletivas.

O Guanduense – No dia seguinte a sua vitória para a prefeitura do município, o senhor já estava nas ruas da cidade de novo em contato com o povo. Em torno de quais assuntos girou esse contanto pós-eleitoral com sua gente?
Neto Barros – Fiz questão de ir para a rua agradecer a todos. Mesmo cansado, depois de tanto trabalho, afinal foram três meses de intensa campanha, mas vários anos de muitas reuniões aqui na sede e na área rural do município. No fundo, voltei para agradecer ao apoio recebido e saudar as pessoas que contribuíram com seu entusiasmo e energia para a nossa brilhante vitória.

O Guanduense – Passada a euforia com a consolidação da vitória, quais os primeiros passos que o senhor e sua equipe de trabalho darão em direção ao processo de transição do comando municipal?
Neto Barros – Depois da diplomação iremos cuidar da transição administrativa para saber como está realmente a situação do Município. É sabido que teremos muitos desafios pela frente. O resultado das urnas é incontestável. Lideramos em todas as urnas da cidade e do interior. Isso, além de demonstrar a superioridade de nossa campanha, a mais limpa e organizada já realizada aqui em Baixo Guandu, é sinal de reprovação do trabalho feito pelo grupo que se instalou na prefeitura desde há oito anos. Este governo que aí está errou muito e deixará pesada herança para o nosso mandato.

O Guanduense – Quais as ações que o senhor julga mais urgentes e necessárias, logo que assumir a cadeira de prefeito?
Neto Barros – Analisar os contratos pendentes; ver a consolidação bancária; saldar e/ou negociar as dívidas; e planejar o mandato, tendo como norte as propostas de governo que a população aprovou nas urnas, lembrando que faremos tudo consultado a população constantemente, seja através do orçamento participativo ou pelos canais de comunicação que abriremos, como a Ouvidoria Municipal, por exemplo.

O Guanduense – Assim como o seu antecessor, o senhor também espera encontrar recursos nos cofres da prefeitura a partir de janeiro do ano que vem?
Neto Barros – Seria pedir demais, haja vista que os sinais de dilapidação do patrimônio público são gritantes e assustam a todos. Veja que há dezenas de obras paralisadas, todas tocadas pela prefeitura, mas fruto de convênios que utilizam recursos dos governos federal ou estadual. É praça, calçamento de ruas, obras de saneamento, cinema, e por aí vai...

O Guanduense – Quais os critérios que o senhor usará para compor suas equipes de primeiro e segundo escalões?
Neto Barros – Como não poderia deixar de ser, técnico e político. Levaremos em conta a aptidão dos aliados e a afinidade que cada um tem com a área em que irá atuar.

O Guanduense – Umas das ações mais importantes, ao longo dos últimos oito anos, empreendidas pelo senhor e pelo seu grupo de trabalho, foram as reuniões com as comunidades, uma ou duas vezes por semana. Elas continuarão até a sua posse e depois dela?
Neto Barros – Certamente. Esse é o combustível do nosso trabalho. E a razão de nossa forma de fazer política. Dialogamos com as comunidades para atendê-las a contento. Assim iremos transformar Baixo Guandu num lugar digno de se viver. Vamos desenvolver nossa comunidade não só social e economicamente, mas, acima de tudo, politicamente. Só com um povo livre, educado e politizado conseguiremos avançar e fazer História positivamente.

O Guanduense – O que a população pode esperar dos próximos quatro anos de mandato?
Neto Barros – Muita dedicação e trabalho de nossa parte para atingirmos os objetivos de nossa comunidade. Também esperamos dos cidadãos guanduenses dedicação e empenho, participação nas discussões que envolvem a todos. A tarefa de organizar e desenvolver o nosso lugar deve ser compartilhado com cada um dos quase trinta mil habitantes que vivem aqui.

O Guanduense – Para terminar, qual a mensagem que gostaria de deixar para nosso leitores?
Neto Barros – Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que direta e indiretamente ajudaram a fazer do nosso projeto político vencedor. Passadas as eleições é hora de todos os que têm espírito republicano, que louvam a democracia, apoiar, torcer, contribuir para que de cada ação do novo governo muitos frutos possam ser colhidos. Que cada atitude seja aproveitada para engrandecer nossa sociedade. Muitíssimo obrigado por todo o carinho que dispensaram a mim e aos meus companheiros.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O FUTURO CHEGOU



O POVO DE BAIXO GUANDU VOLTA A TER VEZ E VOZ


Fotos: Guilherme Augusto
Eloy Avelino e Neto Barros: juventude a serviço das mudanças que virão para o Guandu.

Ontem, 7 de outubro, a cidade parou, ou melhor, vibrou, para comemorar a vitória de Neto Barros (PCdoB) à prefeitura de Baixo Guandu. A concentração popular no Centro, em frente ao Bar do “Cabelinho”, começou por volta das 16h e 30mim, quando milhares de eleitores e simpatizantes do candidato eleito passaram a ocupar as calçadas, de um lado e outro da rua, fazendo um verdadeiro “corredor da alegria” para recepcionar os carros, motos, picapes, bicicletas e caminhões que desfilavam e buzinavam eufóricos pela vitória da coligação “É do povo, tá com a gente!”, em mais uma manifestação popular nunca vista no Guandu.

Multidão postada em frente ao trio elétrico, feliz com o desfecho das eleições no município.
Terminada a apuração, confirmada a vitória, Neto e o seu vice, Eloy, foram comemorar junto à massa o desfecho de uma campanha que começara bem antes do período permitido pela legislação eleitoral: as tão necessárias, esclarecedoras, democráticas e participativas reuniões de bairro, que ao longo de anos foram fundamentais para que as comunidades e o grupo de trabalho de Neto Barros pudessem delinear o Guandu que se fazia urgente, que passara da hora de mudar. 
Neto observa a multidão postada a sua frente. Após a vitória, um momento de reflexão com a passagem de  um "filme" por sua cabeça: a perseverança, a luta e a obsessão em fazer o melhor pelo seu povo. 

Em seu breve discurso de agradecimento, Neto Barros lembrou à multidão postada em frente ao trio elétrico que fará um governo para todos, seus eleitores ou não, levantando a bandeira da união e da pacificação em nome de um futuro que todos os guanduenses de bem aguardam com ansiedade.
Exatos 11.447 eleitores confiaram seu voto para prefeito em Neto Barros para quadriênio 2013/2016, pouco mais de 60% dos votos válidos. 

Gente de todas as idades foi prestar homenagens a Neto Barros.

Abaixo, veja mais fotos da comemoração popular pela eleição de Neto Barros:




























quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O GUANDUENSE BATE RECORDE DE ACESSOS




Publicação da única pesquisa oficial sobre as eleições 
no Guandu despertou o interesse de mais de mil internautas.


A partir das 11 horas de ontem, dia 3, até às 10h e 30min de hoje, o Blog O Guanduense recebeu exatos 1.035 acessos. O motivo foi a postagem da matéria (relembre aqui) sobre a pesquisa eleitoral revelando a ampla vantagem do candidato a prefeito de Baixo Guandu, o guanduense Neto Barros (PCdoB), sobre o seu adversário, o colatinense “Dr. Eraldo” (PSB). A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brand - Marketing e Pesquisas, de Vitória, registrada (aqui) no TRE/ES sob o nº ES-00148/2012 no dia 28 de setembro passado.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PESQUISA ELEITORAL


OS GUANDUENSES JÁ ESCOLHERAM

Edição atualizada às 13h e 51min

Para que não haja mais dúvida sobre quem será o próximo prefeito a governar Baixo Guandu a partir de 1º de janeiro de 2013, O Guanduense publica, em primeira mão, o resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Brand Marketing e Pesquisas nos dias 28 e 29 de setembro passado, nas áreas urbana e rural do município. Registrada sob o nº ES-00148/2012 no TRE/ES, a sondagem mostra que, a quatro dias das eleições, o candidato da coligação “É do povo, tá com a gente!”, o guanduense Neto Barros (PCdoB) consolida-se na liderança absoluta com 56,3% das intenções de voto, enquanto o seu opositor, o colatinense “Dr. Eraldo”, firma posição na segunda colocação com 31,8%. Votos brancos e nulos compõem 3,3% do universo pesquisado. Já o nº de indecisos é de 8,6%.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada antes do bicicletaço promovido pela coligação “É do povo, tá com a gente!”, acontecido no domingo, dia 30, quando milhares de guanduenses aderiram ao evento, proporcionando uma manifestação popular de apoio a um candidato jamais vista no noroeste do Estado. “Essa pesquisa mostra números que ainda deverão sofrer modificações, já que foi feita antes do domingo, quando mais e mais guanduenses, entendendo as nossas propostas de mudança, aderiram à nossa campanha; temos certeza de que a nossa vantagem será ainda maior”, opinou Neto Barros.
No apagar das luzes de uma campanha recheada de baixarias protagonizadas pelo grupo que ainda se mantém no poder, o que se confirma é o coroamento de um trabalho minuciosamente desenvolvido por Neto Barros, seu pessoal de equipe e pelas siglas partidárias que foram aderindo à causa popular através da percepção da seriedade das propostas e dos projetos que, finalmente, irão colocar Baixo Guandu de volta aos trilhos do progresso.

Abaixo, a escolha dos guanduenses:


domingo, 30 de setembro de 2012

BICICLETAÇO NO GUANDU

IMPRESSIONANTE

Somente essa palavra para poder definir o que foi o bicicletaço promovido pela coligação “É do povo, tá com a gente!”, ocorrido hoje de manhã pelas ruas de Baixo Guandu. Neto Barros (PCdoB), candidato a prefeito, acompanhado de milhares de guanduenses em suas bicicletas, percorreu vários bairros da cidade, sendo saudado por populares postados diante de suas casas, locais de trabalho ou nas esquinas. Uma festa da democracia, que mostra a força do povo do Guandu e da campanha dos partidos coligados que fazem oposição a atual administração municipal.
A partir da Praça do Baim, às 7h e 30min, o bicicletaço acabou se transformando em carreata, motocada e passeata, numa manifestação popular de apoio a um candidato à prefeitura provavelmente nunca vista no noroeste do Estado.    
Veja algumas fotos:
(clique nelas para ampliar)













































(clique encima delas para ampliar)