quarta-feira, 22 de julho de 2015

PAULO HARTUNG TIRA POSTO DO DETRAN DE BAIXO GUANDU


Governo do Estado queria jogar a responsabilidade do aluguel do imóvel para a Prefeitura.
Grupo político de oposição à atual administração municipal estaria por trás das tentativas de desestabilização.

Se já não bastassem os cortes de verbas de convênios estaduais para obras já licitadas e em andamento em Baixo Guandu, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), ordenou o fechamento do posto do DETRAN da cidade, na rua Antônio Sampaio, no Centro. A partir da próxima sexta-feira (24), os guanduenses que precisarem dos serviços do DETRAN terão de se deslocar para Colatina, a 50 km de distância de Baixo Guandu.
Não é a primeira vez que Paulo Hartung fecha um posto de atendimento à população em Baixo Guandu. Em seu governo anterior, tirou da cidade a Coletoria Estadual.

IMÓVEL SOBRANDO
O Departamento Estadual de Trânsito alega que não pôde renovar o aluguel do imóvel onde fica a sua unidade de atendimento na cidade porque era preciso fazer uma obra de acessibilidade para cadeirantes e idosos, que não foi feita. A decisão de não renovar o aluguel parece ter pegado de surpresa os próprios funcionários da unidade de Baixo Guandu.

“Recebemos um e-mail informando que encerraríamos as atividades no dia 24 de julho, ou seja, depois de amanhã, já que não haveria a renovação do aluguel do imóvel; mandamos uma lista de imóveis para alugar em Baixo Guandu”, conta Vitor Hugo Zandomênico, funcionário da unidade, contradizendo a afirmação oficial de que o Departamento Estadual de Trânsito não estava encontrando um local apropriado para alugar.

 “Baixo Guandu tem vários imóveis que poderiam atender às necessidades do posto do DETRAN; nós mesmos temos vários para alugar ou vender”, avisa a corretora de imóvel Eloene Binda, proprietária de uma imobiliária no centro da cidade.

A reportagem de O Guanduense apurou que, na verdade, o que existe por trás do fechamento da unidade de atendimento do DETRAN de Baixo Guandu – controlada por um deputado estadual do município – é a tentativa de desgastar politicamente a imagem da atual administração municipal, fazendo crer que a responsabilidade de manter a unidade funcionando é da prefeitura. Quem revela é um servidor municipal, que pediu para não ser citado na matéria.

“Estão fazendo com o posto de atendimento do DETRAN de Baixo Guandu o mesmo que fazem com o Hospital Estadual João dos Santos Neves, que vai acabar sendo fechado também. O grupo político de oposição ao prefeito, liderado pelo deputado Dary Pagung, que por sua vez é pau mandado de Paulo Hartung, tem se empenhado firmemente em desestabilizar a administração do prefeito Neto Barros, piorando ou encerrando o atendimento à população em órgãos estaduais, mas que muita gente pensa ser de responsabilidade da prefeitura”, revelou.

Fontes ouvidas por O Guanduense dão conta de que o governo do Estado pressionou a prefeitura para que assumisse o aluguel do imóvel onde fica a unidade, o que foi negado pela administração municipal, dado o momento de crise financeira por que passa o município. A prefeitura mantém um servidor municipal na unidade do DETRAN de Baixo Guandu desde a sua inauguração.