segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ENTREVISTA ESPECIAL


NETO BARROS
Foto: arquivo pessoal

PREFEITO ELEITO FALA COM EXCLUSIVIDADE AO O GUANDUENSE.

"Dialogamos com as comunidades para atendê-las 
a contento. Assim iremos transformar Baixo 
Guandu num lugar digno de se viver."

Por Guilherme Augusto Zacharias

O advogado José de Barros Neto (PCdoB), no dia seguinte às apurações da eleição que o colocou como o próximo prefeito de Baixo Guandu com mais de onze mil votos, já percorria as ruas da cidade, fazendo o que mais gosta: ouvindo a população, acolhendo sugestões e dialogando com os guanduenses ansiosos por uma nova Era para o Município. Nesta entrevista exclusiva ao O Guanduense, a primeira depois de eleito, Neto Barros revela algumas de suas preocupações com "o que vem pela frente", referindo-se à herança que receberá da atual administração municipal. Por outro lado, reafirma seu compromisso de governar com toda a população, ouvindo a comunidade, adiantando em primeira mão a criação da Ouvidoria Municipal na facilitação do contato com os guanduenses no que se refere às demandas coletivas.

O Guanduense – No dia seguinte a sua vitória para a prefeitura do município, o senhor já estava nas ruas da cidade de novo em contato com o povo. Em torno de quais assuntos girou esse contanto pós-eleitoral com sua gente?
Neto Barros – Fiz questão de ir para a rua agradecer a todos. Mesmo cansado, depois de tanto trabalho, afinal foram três meses de intensa campanha, mas vários anos de muitas reuniões aqui na sede e na área rural do município. No fundo, voltei para agradecer ao apoio recebido e saudar as pessoas que contribuíram com seu entusiasmo e energia para a nossa brilhante vitória.

O Guanduense – Passada a euforia com a consolidação da vitória, quais os primeiros passos que o senhor e sua equipe de trabalho darão em direção ao processo de transição do comando municipal?
Neto Barros – Depois da diplomação iremos cuidar da transição administrativa para saber como está realmente a situação do Município. É sabido que teremos muitos desafios pela frente. O resultado das urnas é incontestável. Lideramos em todas as urnas da cidade e do interior. Isso, além de demonstrar a superioridade de nossa campanha, a mais limpa e organizada já realizada aqui em Baixo Guandu, é sinal de reprovação do trabalho feito pelo grupo que se instalou na prefeitura desde há oito anos. Este governo que aí está errou muito e deixará pesada herança para o nosso mandato.

O Guanduense – Quais as ações que o senhor julga mais urgentes e necessárias, logo que assumir a cadeira de prefeito?
Neto Barros – Analisar os contratos pendentes; ver a consolidação bancária; saldar e/ou negociar as dívidas; e planejar o mandato, tendo como norte as propostas de governo que a população aprovou nas urnas, lembrando que faremos tudo consultado a população constantemente, seja através do orçamento participativo ou pelos canais de comunicação que abriremos, como a Ouvidoria Municipal, por exemplo.

O Guanduense – Assim como o seu antecessor, o senhor também espera encontrar recursos nos cofres da prefeitura a partir de janeiro do ano que vem?
Neto Barros – Seria pedir demais, haja vista que os sinais de dilapidação do patrimônio público são gritantes e assustam a todos. Veja que há dezenas de obras paralisadas, todas tocadas pela prefeitura, mas fruto de convênios que utilizam recursos dos governos federal ou estadual. É praça, calçamento de ruas, obras de saneamento, cinema, e por aí vai...

O Guanduense – Quais os critérios que o senhor usará para compor suas equipes de primeiro e segundo escalões?
Neto Barros – Como não poderia deixar de ser, técnico e político. Levaremos em conta a aptidão dos aliados e a afinidade que cada um tem com a área em que irá atuar.

O Guanduense – Umas das ações mais importantes, ao longo dos últimos oito anos, empreendidas pelo senhor e pelo seu grupo de trabalho, foram as reuniões com as comunidades, uma ou duas vezes por semana. Elas continuarão até a sua posse e depois dela?
Neto Barros – Certamente. Esse é o combustível do nosso trabalho. E a razão de nossa forma de fazer política. Dialogamos com as comunidades para atendê-las a contento. Assim iremos transformar Baixo Guandu num lugar digno de se viver. Vamos desenvolver nossa comunidade não só social e economicamente, mas, acima de tudo, politicamente. Só com um povo livre, educado e politizado conseguiremos avançar e fazer História positivamente.

O Guanduense – O que a população pode esperar dos próximos quatro anos de mandato?
Neto Barros – Muita dedicação e trabalho de nossa parte para atingirmos os objetivos de nossa comunidade. Também esperamos dos cidadãos guanduenses dedicação e empenho, participação nas discussões que envolvem a todos. A tarefa de organizar e desenvolver o nosso lugar deve ser compartilhado com cada um dos quase trinta mil habitantes que vivem aqui.

O Guanduense – Para terminar, qual a mensagem que gostaria de deixar para nosso leitores?
Neto Barros – Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que direta e indiretamente ajudaram a fazer do nosso projeto político vencedor. Passadas as eleições é hora de todos os que têm espírito republicano, que louvam a democracia, apoiar, torcer, contribuir para que de cada ação do novo governo muitos frutos possam ser colhidos. Que cada atitude seja aproveitada para engrandecer nossa sociedade. Muitíssimo obrigado por todo o carinho que dispensaram a mim e aos meus companheiros.