quarta-feira, 24 de julho de 2013

ENTREVISTA - DESIRÉE VARGAS


"SUPERAMOS AS NOSSAS EXPECTATIVAS AO ENTREGAR
45 PRÓTESES DENTÁRIAS NO PRIMEIRO MÊS DO PROGRAMA"


Desirée Vargas está à frente da Coordenação Municipal da Saúde Dentária.

Ela trabalha há oito anos na prefeitura de Baixo Guandu, onde até pouco tempo era uma dos 10 profissionais da odontologia que atuavam no Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Desirée Vargas, desde janeiro último, assumiu a Coordenação Municipal da Saúde Bucal de Baixo Guandu com vários desafios pela frente, um deles, ajudar o prefeito Neto Barros a oferecer aos menos favorecidos o direito de voltar a sorrir sem passar pelo constrangimento de esconder a boca por não ter os dentes sadios ou mesmo por não ter mais dentes, fornecendo próteses através Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CIM Noroeste. Nesta pequena entrevista, a cirurgiã-dentista, formada pela Faculdade de Odontologia de Campos (RJ), com pós-graduação em Saúde da Família pela FAESA (Vitória) e especialização em Atenção Primária no UNESC (Colatina), além do novo programa, Desirée Vargas fala da postura adotada pela nova administração municipal com relação à saúde bucal dos guanduenses.
O Guanduense – Em se tratando de um setor tão delicado, como é o da saúde, o que foi que o prefeito Neto Barros pediu à senhora de imediato para melhorar o setor?
Desirée Vargas – Na verdade, foi o prefeito quem me deu a liberdade de pedir o que fosse necessário, para que a saúde bucal do município passasse a oferecer um atendimento de qualidade à população.
O Guanduense – E o que a senhora pediu?
Desirée Vargas – Comecei pedindo a contratação de uma empresa de manutenção dos equipamentos odontológicos, o que, aliás, nunca teve em Baixo Guandu, pelo menos que tivesse funcionado efetivamente. Os nossos equipamentos estavam fora de uso por falta de manutenção, e os que foram pedidos também iriam pelo mesmo caminho se a empresa não fosse contratada. Foram quase dois anos sem qualquer tipo de manutenção, o que acarretou o sucateamento de nove dos doze consultórios; hoje já estamos com 10 funcionando normalmente. Um diferencial importante é que, apesar de a empresa que presta a manutenção ser de Vitória, a técnica é moradora de Baixo Guandu, o que facilita em muito a manutenção dos equipamentos.

Idosa do Asilo Lar da Velhice foi uma dos 17 internos a colocar prótese dentária.

O Guanduense – Como é executado o trabalho de assistência odontológica à população?
Desirée Vargas – Os dentistas que atendem pelo Programa de Saúde da Família (PSF), nos consultórios da prefeitura, fazem a atenção básica como  extração,  profilaxia e restauração. Além disso, fazem a promoção e prevenção de saúde bucal nas escolas e creches.
O Guanduense – Como está funcionando o programa de prótese dentária em Baixo Guandu.
Desirée Vargas – A pleno vapor. Superamos as nossas expectativas ao entregar 45 próteses dentárias no primeiro mês do programa; chegaremos a 70 ou mais até o final de julho. E o programa pretende chegar a 150 próteses dentárias até o final do ano, lembrando que a intenção é beneficiar aqueles que realmente não tem condições de pagar por este tipo de tratamento, isto é, aos pacientes carentes.
O Guanduense – Quais foram os beneficiados, inicialmente?

Desirée Vargas – Os idosos do Asilo Lar da Velhice. Até por uma questão humanitária, resolvemos começar por lá. Foram 17 internos que voltaram a ter qualidade de vida, podendo voltar a mastigar normalmente e a sorrir sem constrangimentos.