domingo, 15 de julho de 2012

RAFAELA SOUZA DE OLIVEIRA

CANDIDATA MAIS JOVEM DO ESTADO,


SEU PRIMEIRO VOTO SERÁ PARA ELA MESMA.

Rafaela Oliveira: primeiro voto será para ela mesma.

Ela é a candidata mais jovem do Espírito Santo e provavelmente do Brasil. E é por Baixo Guandu que ela vai concorrer a uma vaga à Câmara Municipal, pelo PSD, nas próximas eleições municipais. Rafaela Souza de Oliveira completará 18 anos em outubro, quando seu destino como vereadora ou ex-candidata estará traçado pela vontade do eleitorado guanduense.
Vontade de servir e de mudar “muitas coisas que estão aí”, não falta. Rafaela encara o desafio de ser a vereadora mais jovem a legislar pelo Guandu, trazida pela vontade do pai, admirador político de um tio, ex-prefeito de Aimorés (MG), e que viu na filha adolescente a oportunidade de continuidade da “vocação” política da família. “Além do apoio do meu pai, eu mesma fiz questão de colocar o meu nome à disposição dos eleitores porque vejo que muitas coisas precisam melhorar em Baixo Guandu”, explica Rafaela.
A jovem candidata começa elencando as necessidades de melhorias pelo total descaso da atual administração pública com a questão da empregabilidade no município, da falta de oportunidades à população economicamente ativa, principalmente entre os mais jovens. “Nos quase três anos que moro em Baixo Guandu, uma das principais queixas que ouço dos moradores é sobre oportunidade de trabalho. Os que hoje administram a cidade, falaram muito em implantação de indústrias, atrações de investimentos... Mas tudo, até agora, ficou no discurso. As pessoas estão saindo do Guandu para procurar trabalho em outros municípios”, lamenta a candidata.
Na área da saúde, Rafaela reserva críticas mais contundentes ainda. A população de baixa renda é a maior prejudicada quanto à assistência médica pública municipal. “Falta de tudo, desde medicamentos até os mais simples procedimentos médicos. A demora no atendimento, por falta de especialistas, é uma triste realidade no Guandu: há pessoas que estão esperando por uma fisioterapia há um ano ou mais, por exemplo.”
Por fim, Rafaela faz questão de frisar o oportunismo da prefeitura do Guandu em começar agora algumas obras que já poderiam estar terminadas há muito tempo. “Na área de lazer, por exemplo, o Cine Alba e a praça municipal estão sendo reformados a toque de caixa, quando se sabe que a verba para essas reformas já estava nos cofres municipais há quase oito anos, vinda do governo federal ou estadual”, lembra Rafaela, chamando a atenção para o fato de que a falta de opções de lazer no município tem ajudado na aumento do envolvimento dos jovens com as drogas e o excesso de consumo de álcool.
Rafaela de Oliveira está se preparando para prestar vestibular para o curso de Direito, que ela pensa ter “tudo a ver com política”. Se eleita, vai trabalhar em sintonia com o poder Executivo municipal, criando e aprovando projetos de leis focados nas mudanças urgentes das quais Baixo Guandu precisa. “Vamos trazer investimentos para o Guandu, vamos dar opções de trabalho e lazer para os jovens, principalmente. Vou cobrar muito do novo prefeito”, promete.

Com Geraldo Ignácio: juventude e experiência na luta por um Guandu melhor.

“Eu, como presidente do Partido Social Democrático (PSD), me sinto honrado em ter a Rafaela em nosso quadro de candidatos. Estamos prontos para disputar essas eleições, apoiando Neto Barros (PCdoB) para prefeito”, declarou Geraldo Ignácio, também candidato a vereador.