quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TIRANDO DE QUEM TEM MUITO

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ {foto}) entregou hoje o relatório que trata do projeto de lei sobre a contribuição social sobre grandes fortunas à Comissão que trata do assunto na Câmara dos Deputados.

Com o Vermelho:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=169893&id_secao=2

terça-feira, 29 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MEDALHA

ATUANTE                                 

O vereador José Luiz de Oliveira, o Zé Maritaca (PDT), muito popular na cidade, acaba de ser eleito o vereador mais atuante de Baixo Guandu, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes, de Belo Horizonte. Maritaca aparece em primeiro lugar entre os nove vereadores da Câmara Municipal. No próximo dia 10 de dezembro, ele será agraciado com a Medalha Imperador Dom Pedro II. “Fico muito feliz com o resultado dessa pesquisa, fruto de muito trabalho sério e transparente junto à comunidade”, diz Maritaca.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FORMAÇÃO POLÍTICA


COMPAREÇA

No próximo domingo 27, às 9 horas, no auditório do Parque Botânico da Usina Hidrelétrica de Aimorés, Mauá Minas, em Santo Antonio do Rio Doce, vai acontecer o curso de Formação Política do PCdoB. A participação é gratuita, mesmo para quem não é filiado ao partido.

FIM DE UMA ERA


JUIZ É PUNIDO PELO TRE


Depois de mais de uma década a frente da Justiça Eleitoral em Baixo Guandu, o juiz Eraldo Trevizani foi afastado de sua função por ter permitido e participado de um rodeio politiqueiro realizado no município nas últimas eleições (2010). O evento foi direcionado para divulgar candidaturas a deputado estadual, federal e até uma suplência de senador. No local, além de o locutor não parar de mencionar os nomes dos candidatos favorecidos e de algumas autoridades, dentre elas o juiz afastado, havia inscrições dos nomes dos candidatos nas porteiras (bretes) e até o número de um deles chegou a ser escrito com letras de fogo, na arena. Em meio a essa farra de ilegalidades estava o até então juiz eleitoral, tendo inclusive adentrado na arena com o seu nome anunciado nos alto-falantes. O mais curioso é que tudo isso foi gravado em DVD pela própria organização do evento e distribuído na saída, o que facilitou a análise das autoridades. O sentimento de impunidade aqui era tamanho que irregularidades desse tipo pareciam não ter fim, o que revoltava a população. No entanto, foi só o Tribunal Regional Eleitoral - TRE/ES tomar conhecimento para as coisas começarem a mudar. Segundo o Tribunal o magistrado deveria ter tomado providências para fazer cessar o evento ilegal, e não ter sido conivente e até participado de tudo, descumprindo a legislação eleitoral e seu dever funcional. Por isso mereceu perder o cargo. O juiz, que está em vias de se aposentar por idade, já que está próximo de completar 70 anos, irá encerrar sua carreira com essa mancha no currículo. O afastamento se deu provisoriamente já para as eleições passadas e desde o mês de julho de 2011 se tornou definitivo através da Resolução nº 610 do TRE/ES. Segundo os guanduenses entrevistados, a troca de juízes contribuiu para dar mais tranquilidade à população na hora de escolher seus candidatos, livre de pressões e abusos de autoridades. "Há muito tempo não se via tanta tranquilidade e ordem no município", afirmou um popular.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AS VERDADES ESTÃO VINDO À TONA


MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO 
DE LASTÊNIO CARDOSO


O Ministério Público Estadual (MPE) pediu o afastamento e o bloqueio dos bens do prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Luiz Cardoso (PSDB), e de quatro servidores acusados de ato de improbidade administrativa. Segundo o MPE, o assessor de Planejamento e Orçamento, João Carlos Costa Maranduba, teria gasto mais de 120 mil reais em viagens e diárias sem prestar contas. O prefeito, o secretário de Planejamento, José Elias Prudêncio, a tesoureira Marlene Precioso Meneguce e o contador Alan Johanson, teriam participação na liberação das verbas.
De acordo com a denúncia, Lastênio e os servidores “tiveram participação direta na liberação das verbas sem se preocuparem com o devido processo legal, muito menos com a responsabilidade em assinar documentos de liberação de verbas, sem a mínima precaução em exigir prestação de contas”.

A Promotoria ressaltou que o prefeito, enquanto ordenador de despesas, autorizou o pagamento de diárias sem qualquer forma de controle ou prestação de contas pelo assessor que recebeu os valores. O MPE observou ainda os demais réus preocuparam-se apenas em assinar de forma “célere” e “eficiente” sem se preocuparem com a contrapartida da prestação de contas, o que ofende os princípios do Direito Administrativo.
O prefeito disse a rádio CBN que a ação é equivocada. Ele garante que não há nenhuma irregularidade na prestação de contas referente à diária da Prefeitura de Baixo Guandu.
///////////


Processo : 007.07.000251-9 Petição Inicial : 200700097944 Situação : Tramitando
Ação : Improbidade Administrativa Natureza : Não definido Data de Ajuizamento: 01/02/2007
Vara : BAIXO GUANDU - 1ª VARA



Fonte: Rede de Notícias

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

UNIÃO

PARTIDOS PROGRESSISTAS SELAM COMPROMISSO


No último fim de semana, Neto Barros participou da Conferência Estadual do PCdoB, em Vitória, acompanhado de dois dos delegados do partido em Baixo Guandu, Braz da Ambulância e Waldir Moreira. Na ocasião, Neto foi eleito membro da direção estadual do PCdoB.
A candidatura a prefeito em Baixo Guandu será uma das prioridades do PCdoB estadual nas eleições 2012, e isso contará na formação das alianças com os demais partidos nos outros municípios. Também o presidente do PSB do governador Casagrande, Macaciel Breda, que confirmou os compromissos assumidos em 2010, quando PCdoB e PSB se comprometeram a caminhar juntos nos municípios, visando à manutenção da frente que elegeu o governador com vistas às eleições também de 2014.
Presente à Conferência, em seu discurso o vice-governador Givaldo Vieira, do PT (em pé, na foto) se referiu a Neto Barros como “futuro prefeito de Baixo Guandu”.




PCdoB


ELEITA A DIREÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS

PCdoB do Espirito Santo confirmou neste domingo a reeleição de Ronaldo Barboza como presidente do partido para os próximos dois anos. Janice Muniz foi eleita vice presidente e Anderson Falcão secretário de organização. O partido elegeu ainda o comitê estadual com 51 membros durante sua Conferência Estadual.

Ao todo 250 delegados de 49 municípios participaram dos dois dias de Conferência. 

O presidente reeleito, Ronaldo Barboza destacou o clima de tranqüilidade e de bom nível político durante todo o processo da Conferência Estadual.

“Nós iniciamos este processo em agosto quando fizemos 36 conferências municipais mais 12 reuniões em outros. Mobilizamos 1.350 pessoas ao longo desse processo que debateram o projeto político eleitoral do partido pra 2012. O clima de tranqüilidade interna mostra a unidade com que iremos buscar nossas metas eleitorais em 2012”, afirmou.

O vice-governador do Estado, Givaldo Viera (PT), esteve na Conferência e destacou a importância política do PCdoB. Givaldo citou a aliança nacional história entre seu partido e o PCdoB, desde 89. 

Quem também passou pela Conferência foi o presidente estadual do PSB, Macaciel Breda, que reforçou a importância da parceria do PCdoB com o governo do Estado.

“O PCdoB é um parceiro histórico e, neste momento em especial, um parceiro estratégico muito importante para o governo Renato Casagrande. Esperamos que daqui para o ano que vem possamos confirmar mais parcerias”, disse afirmou.

Na Conferência também foi também foi aprovada uma nota de desagravo referente às acusações contra o do Ministério dos Esportes. No próximo dia 18 o ministro Aldo Rebelo estará em agenda no Estado e deverá apoiar a nota sobre as denúncias. 


Planejamento eleitoral 2012

Dentro do planejamento eleitoral para as eleições de municipais do ano que vem o PCdoB definiu como prioridades a candidatura própria a prefeito em 13 municípios do Estado. Também faz parte do projeto a candidatura de candidato a vereador nos 48 municípios onde o partido tem comitês estruturados. 

Atualmente o PCdoB tem um prefeito e seis vereadores. A meta é ampliar o número de administrações municipais sobre seu comando e saltar de seis vereadores para pelo menos 25. 

“Devido o amplo leque de aliança dos governos Federal e Estadual, governos que fazemos parte da base, temos um grande leque de possibilidades de alianças. Hoje o PCdoB tem em condições de influenciar diretamente no resultado das eleições em mais de 20 municípios”, afirma o vereador de Vitória, Namy Chequer.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VOANDO



NA RETA FINAL DO MANDATO, PREFEITO TENTA APRENDER ALGUMA COISA.


O prefeito de Baixo Guandu, Lastenio Cardoso, está na cidade de Faro, Portugal, onde participa do 10º Seminário Binacional de Gestão Pública Municipal. Lá, segundo a Câmara Municipal – que concedeu licença para o prefeito se ausentar do País por dez dias –, Cardoso irá conhecer  “os avanços alcançados nos diversos setores que compõem a gestão pública municipal de Faro, incluída entre as 20 cidades de Portugal que apresentam melhor qualidade de vida.” Assumiu o seu lugar o presidente da CMBG, Juscelino Henck, que na transmissão do cargo acabou dando uma espécie de aviso para ele mesmo: “É preciso lembrar que ocuparei o cargo de forma temporária”. O que se ouve pelas ruas do Guandu, em relação à participação de Lastenio nesse seminário, é que ela poderia ter acontecido há uns seis ou sete anos. Tempo suficiente para aplicar esses conhecimentos na melhoria do município. Já em final de mandato fica parecendo turismo com o dinheiro público...