quarta-feira, 29 de julho de 2015

9 É POUCO? 11 É MUITO! 13 É DEMAIS!


AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES PREOCUPA GUANDUENSES


A indignação começa a ganhar força entre a população de Baixo Guandu por conta da perspectiva do aumento do número de vereadores na Câmara Municipal, de 11 para 13 parlamentares.

A crise financeira mundial, que está repercutido em todos os municípios brasileiros, tem desafiado os gestores públicos na administração das finanças de pequenas, médias e grandes cidades.

São contas que não fecham, seja por queda na arrecadação, seja por dívidas herdadas, seja pela municipalização de serviços estaduais que passam a ser de responsabilidade das prefeituras... Seja por má gestão administrativa mesmo.

FARRA
Mas nem tudo são penúrias em se tratando de poder público. Alheia às dificuldades financeiras municipais, a Câmara de Vereadores de Baixo Guandu vem protagonizando verdadeiras aberrações no que diz respeito ao zelo com o dinheiro do povo.

A mais recente farra com a grana alheia, levada a cabo naquela Casa de Leis, diz respeito à contratação de 23 assessores parlamentares, o “Trenzinho da Alegria”, que vai inflar os cofres da Câmara em mais de R$ 500 mil ao ano.

O prefeito do município, Neto Barros (PCdoB), bem que tentou evitar o carnaval com recursos públicos, vetando o projeto parlamentar; mas os edis acabaram por derrubar o veto do Executivo municipal, consolidando a folia.

Somam-se a isso o aumento em 285% nas diárias dos vereadores, a compra de milhares de caixinhas de chiclete (haja mastigação) e o bônus de R$ 4 mil para todos os funcionários do Legislativo guanduense, somente em 2014.

Em Baixo Guandu, desde janeiro de 2013, o prefeito Neto Barros – é sensato lembrar – imprimiu à administração municipal a marca da prudência e da parcimônia com os gastos públicos.

Desde o início de seu governo, mais de 150 funcionários com cargos comissionados foram demitidos. Por duas vezes, houve redução de salários dos contratados para os cargos de confiança.  

NOVE, ONZE, TREZE.
Até as eleições municipais de 2012, o Legislativo municipal guanduense contava com nove vereadores, número inferior ao permitido pela Constituição Federal para municípios com população entre 15 mil e 30 mil habitantes.

Hoje, oficialmente com mais de 31 mil habitantes, Baixo Guandu poderá contar com 13 vereadores já nas próximas eleições de 2016.

“Pode ser até legal, mas é imoral aumentar o número de vereadores na Câmara Municipal enquanto a prefeitura tem de ficar cortando despesas aqui e ali. Acho que os vereadores devem, sim, diminuir para nove, ou até menos, a quantidade de parlamentares”, opinou a aposentada Ana Maria Martinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário